26/04/2008

PINTURAS E EFEITOS ESPECIAIS

Não se pode dizer que estão na moda, e sim que resistem ao tempo.
Em época de reciclagem, essas técnicas são muito bem-vindas.

ESTUQUE
Virou sinônimo de textura, pois, o estuque pode migrar para vasos e outros itens de cerâmica, sem mudar o ingrediente básico: a massa acrílica. As variações dos desenhos vão originando novos nomes para a técnica. Nenhuma, claro, tão consagrada como o estuque veneziano, em que a pintura manchada e envelhecida se soma à textura.



Estuque Veneziano com border de papel de parede.


Estuque com folha de ouro.


DÉCOUPAGE (pron. decupaj)
Surgiu no século XVIII. Foi Maria Antonieta que lançou a mania, inscrevendo na sua colagem “découpure faite par la Reine”. A découpage substituiu os objetos de laca chinesa. E a invenção pegou mesmo no período vitoriano, quando os efeitos sombreados e o acabamento envernizado deram à colagem sua identidade própria. É como voltar à infância: você se cerca de imagens, tesoura e cola. O suporte? Madeira, metal, papelão... Nessa atividade lúdica, qualquer peça pode receber os recortes e se tornar única. O segredo é cortar criteriosamente as figuras para que apresentem o menos relevo possível.





ESTÊNCIL

O termo vem do nome comercial Stencil (mimeógrafo). Em decoração, é basicamente uma pintura executada com molde vazado, em que o mesmo motivo é repetido sucessivamente. Não é de hoje que a prática de pintar com moldes, ganhou o mundo. O estêncil freqüenta tanto as casas comuns como os palácios, deixando suas impressões até na Casa Branca.



PÁTINA
Em muitas versões, várias vezes rebatizada, ela reina absoluta entre as pinturas especiais. Fácil de fazer, essa técnica empresta a qualquer superfície um charmoso ar envelhecido, criando o efeito de desgastado.



SATINÊ
Pintura especial que clarea a madeira sem esconder os veios. Muitos conhecem como pátina lavada, mas enquanto a pátina pode ser de várias cores de tinta, o satinê é feito apenas com uma, bastante diluída. Considere a tonalidade e prefira sempre as mais claras.



PATINA PROVENÇAL
No princípio, servia apenas para suavizar a aparência pesada dos móveis de madeira escura. Mas o efeito rústico, arrebanhou adeptos – há até quem escureça madeiras claras para depois estoná-las.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails