23/10/2008

JARDIM JAPONÊS

Um jardim japonês tem um encanto diferente dos outros. Além da beleza, somos atraídos pela sensação de paz e tranquilidade que ele nos transmite. Isto porque as qualidades energéticas dos cinco elementos - fogo, terra, metal, água e madeira - se relacionam com os orgãos do corpo humano, influenciando a saúde e o equilíbrio.

A lanterna faz parte da composição básica de um jardim japonês. Representando o elemento fogo, simboliza ação, motivação e intelecto. Cor: vermelho e púrpura.


Objetos de cerâmica são utilizados para representar o elemento terra, que simboliza o estável, sólido, digno de confiança, seguro. Cor: amarelo e todos os tons de terra.


O elemento água simboliza purificação, vida, claridade, comunicação e transmissão de idéias. Cor: preto, azul escuro, cinza escuro.


O elemento metal - abundância e sucesso financeiro - é representado por objetos feitos de metal como aço, estanho, latão, ferro, prata ou ainda, pedras, granitos, cristais naturais e pedras preciosas. Cor: branco, cinza e cor pastel.


O elemento madeira - crescimento, criação, ciclo de nutrição - é encontrado em móveis de madeira, materiais naturais e formas cilíndricas. Cor: verde, azul e violeta. O bambú também faz parte da composição básica de um jardim japonês.


Plantas e arbustos com topiaria garantem um efeito de escultura ao jardim. Para a cultura japonesa o paisagismo é uma das forma mais elevadas de arte.
Imagens desse post: Paisagismo da Churrasqueira da Décima Decor Interior de Americana - edição 2008. Profissionais: Renato Issamu Yoshiizumi, Leonard Tedeschi e Carina Razera.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails