18/11/2008

E O ASSUNTO É COR!

Duas boas obras literárias do mesmo autor - Luciano Guimarães. Instrumento útil para jornalistas, designer, artistas e comunicadores em geral que buscam compreender e fazer da cor mais um importante suporte de informação.

A COR COMO INFORMAÇÃO

Uma importante referência atual para o uso do fenômeno cromático. Apresenta considerações que esclarecem e enriquecem o repertório de todos aqueles que também se utilizam da cor na comunicação.

AS CORES NA MÍDIA

Sobre a redução do significado das cores ao senso comum – vermelho é a cor da paixão; branco da paz; preto do luto... – o autor dirige um forte alerta: nem mesmo um mundo desprovido de cor seria tão insignificante como o dessa redução que mina, aos poucos, toda nossa competência comunicativa diante do uso da cor. E é exatamente o oposto dessa redução que As cores na mídia propõe.

O autor:
Luciano Guimarães é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Jornalista e designer, é professor da Pós-Graduação em Comunicação Mediática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde também ministra as disciplinas de planejamento gráfico-editorial para jornalismo na graduação em Comunicação Social. É membro do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (Cisc). Pesquisa cores desde 1983.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails