30/01/2009

DEDINHO VERDE - A ESTREIA

Navegando, conheci a Grasi. Engenheira agrônoma, que trabalha com jardinagem e paisagismo. Ama borboletas, flores e tudo que deixa a vida mais alegre e colorida!
Me identifiquei! Então, fiz o convite. Quer ser minha parceira verde? A gente foi se falando; acerta um detalhe aqui e outro ali e então... fechamos.
Uma vez por mês a Grasi vai por um DEDINHO VERDE aqui. Hoje é nossa Estréia!

CACTOS
A Lucimara me enviou fotos lindas de cactos. Resolvi escrever sobre como cuidar dessas plantas, tão comuns em nossas casas e uma mão na roda pra quem não tem tempo.
Se o local estiver bom pra eles, e o tempo quente, você só vai precisar regar uma vez por semana ou até menos, tem coisa mais prática?

Os cactos acumulam água nos tecidos, então, qualquer excesso na rega pode matar seus vasinhos. Esse é o erro mais comum quando um cacto morre. Quase sempre ele começa a apodrecer de baixo para cima, sinal de que foi atacado por fungos.
Os vasos plásticos não absorvem água do substrato, ao contrário dos vasos de cerâmica (que a Lucimara tanto gosta), então observe sempre como está o substrato antes de regar, se estiver úmido, espere um pouco mais.

Uma medida básica:
No verão use 1 colher(sopa) de água a cada 7 dias, no inverno use a mesma medida a cada 15 dias. Molhe somente o substrato, nunca os espinhos ou pêlos e sempre no final da tarde pra facilitar a absorção.
Nunca use o pratinho embaixo dos vasos, água parada só é boa para o mosquito da dengue! Argh!

Replantio
Um replantio só vai ser necessário a cada 2 ou 3 anos, dependendo da velocidade de crescimento do seu cacto. A mistura deve ser bem drenada (não acumular água) e o vaso preparado com uma camada de pedrinhas no fundo, pra facilitar a saída de água.

Foto: Helô Pavan

Essa mistura aqui é ideal pra replantar mini cactos:
1 parte de terra comum de jardim
1 parte de húmus de minhoca
2 partes de areia de construção bem grossa.

Tem dicas aqui sobre replantio de cactos. Os pedriscos colocados sobre o substrato evitam que respingos da rega sujem o cacto e fazem uma bonita forração, além das pedrinhas de aquário, ficam lindos com bolinhas de gude, vidro colorido em pedacinhos bem pequenos, até conchinhas... é só testar pra achar uma idéia legal.
A grande maioria gosta do sol direto, alguns principalmente os mini cactos vivem bem com um pouco menos de sol, vivem bem próximo a uma janela ensolarada ou receber sol somente parte do dia.
Pra adubar, sem preocupações... quase todos os cactos gostam de ambientes pobres em nutrientes, e os usam muito pouco, mas pra dar um “up” nos seus vasinhos, use após a floração uma colherinha (café) de torta de mamona ao redor da planta, ou NPK 10-10-10 líquido diluído na água das regas.

Até o próximo mês com mais dicas!
Grasiele Moreira Silva

8 comentários:

Claudia disse...

Bem vinda, Grasi! Adoro verde e adoro cactus!

Beijos

Janice disse...

Adorei o seu blog.
Beijo :)

grasiele disse...

Claudia, muito obrigada pelas boas vindas! Também adoro cactos!

Bjo!

grasiele disse...

Oi Janice, eu tbém adoro o seu blog, pq amo decoração! Vou te linkar lá, t´´a?
Bjos!

Anônimo disse...

Oi Grasi, tenho uma dúvida: se não devemos regar em cima dos cactos e quando chove o que fazer com as plantas que não gostam de muita água.

bjos

gil

grasiele disse...

Gil, qdo a gente molha por cima dos cactos( principalmente os que tem pelo), cria-se um ambiente úmido na planta, propício para o desenvolvimento de fungos. Se vc mora num local onde praticamente não chove, não tem problema nenhum, agora se for num litoral por exemplo, que tem chuvas constantes no verão, é bom proteger seus cactos do excesso de água.

Bjos!

Anônimo disse...

Grasi, brigadão pela resposta, vou proteger minhas plantinhas das chuvas de verão.

bjos

Gil

karine disse...

Ola sou novata com cactus e suas dicas foram preciosas.... obrigada!!

Related Posts with Thumbnails