13/03/2009

DICAS PARA PINTURA COM ESTÊNCIL

Já falei aqui sobre a versatilidade da pintura com estêncil.
Basta adequar o material à cada superfície que a técnica será aplicada.

O estêncil - cod.2062 - da Molde Vazado foi aplicado na cor verde, com tinta acrílico fosco.
A base foi trabalhada com tinta Esmalte Base Água Seca Rápido na cor branco brilhante, ambas da Suvinil.

A opção pelo uso da tinta Esmalte Seca Rápido foi adotada em função da necessidade de se obter uma boa impermeabilização das peças.

Essas são algumas dicas para se fazer a pintura com estêncil:
- fixe o molde com fita crepe;
- eu não uso a famosa brochinha para estêncil e sim, esponja cortada em pequenos pedaços;
- coloque a tinta em um pires e um paninho ao lado do pires;
- molhe a espoja na tinta e dê umas três batidinhas no paninho para tirar o excesso de tinta (estêncil não combina com bastante tinta);
- bata suavemente sobre o molde vazado;
- lave e seque o molde a cada recolocação.

Fotos: Luiza Cazetta

Essas peças serão utilizadas pelo Restaurante Light Vida, que em breve será inaugurado. Um trabalho bacana que estou terminando onde, a proposta do Restaurante - Alimentação Equilibrada - foi usada como conceito base para a criação do meu trabalho.
Logo mostro aqui!

7 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esse conjunto!
Gosto muito de pintura com estêncil.
Um abraço

Julia

Lucimara Scomparim disse...

Oi Julia,

Eu também gosto muito de pintura com estêncil e tenho feito experiências com diversos tipos de materiais; estou gostando dos resultados. Vou postando aos poucos.
Volte sempre.
Um abraço

Lucimara

Anônimo disse...

Oi Lucimara, eu já usei essa tinha da suvinil, mas acho que ela decasca fácil,será que não soube usar. Ela é maravilhosa pra pintar e lavar os pincéis depois. Porém parece não durar nada.

bjos Ana

Lucimara Scomparim disse...

Oi Ana,
Sempre que usar tinta esmalte base água seca rápido em paredes, objetos de madeira, vasos de cerâmica ou cimento é necessário aplicar duas demãos de tinta latex PVA (na cor branco fosco) como base. Esse processo impermeabiliza e dá maior aderência ao esmalte. Eu particularmente gosto muito dessa tinta e não tive qualquer problema.
Um abraço

Lucimara

Anônimo disse...

Lucimara, obrigada pela resposta, vou seguir a dica.

bjos

Ana

Anônimo disse...

...OIEEE LUCIMARA.

Sou arteterapeuta educacional. Faço oficinas de arteterapia em escolas, hospitais, creches, casa dedetenção...etc...
Sempre tive vontade de aprender a tecnica usando o estêncio e deparei-me com sua "MARAVILHOSA" dica, vou agorinha mesmo por em ação, depois te conto. Um xeru no coração e obrigada.

Luiza disse...

Ola Lucimara adorei as dicas .mas onde posso comprar o estêncil ..moro em Americana ..
abraços . meu e-mail luz.lima@yahoo.com.br

Related Posts with Thumbnails