10/04/2009

ESTUQUE

O estuque é uma técnica secular que usa massa corrida para dar relevo à superfície a ser pintada. O estuque pode ser aplicado em objetos, vasos, colunas, móveis e paredes.
O segredo para obter esse relevo, está nos movimentos que você faz com a espátula.
Usar o estuque como uma técnica de pintura em vasos de cerâmica ou cimento, é uma alternativa para quem quer dar um acabamento rústico às peças.


Foto: Helô Pavan

Para aplicar o estuque em vasos de cerâmica siga essas dicas:

- Aplique duas demãos de tinta látex PVA na cor branco fosco.

- Aplique a massa corrida branca sobre toda a superfície do vaso, fazendo movimentos aleatórios.

- Quando a massa estiver totalmente seca (o ideal é esperar 24 horas), aplique duas demãos de tinta látex PVA na cor branco fosco, espere secagem entre as demãos.

- Escolha a cor desejada - tinta látex PVA. Aplique essa cor com uma "boneca" de estopa, manchando com látex branco em batidas leves e rápidas, sempre intercalando a cor escolhida e branco.

- Deixe secar bem e aplique cera em pasta incolor para impermeabilizar.

5 comentários:

Bradpetehoops disse...

So cute plants, and Happy Easter foods. Wow!

Claudia disse...

Ai, Lucimara, adorei! Vou tentar fazer pra aproveitar os vasinhos que tenho em casa.

beijos

Grasi disse...

Lu, que lindo! Cada dia aprendo coisas lindas com vc!
Comecei essa semana na nova cidade, mas minha mudança ainda nem veio...afff, é uma tortura pra mim lá, os blogs são bloquados, pode isso...já vou reclamar no dep. de informática.
Estou meio sem tempo, mas nosso post continua de pé!
Bjos

Mizia disse...

Não podia passar aqui sem agradecer por me tirar o medo de pintar uma parede na cor Tomade Seco (Sulvinill). A sala é pequena e já cansei dos tons claros. Meu marido então estava tentando me convencer com esse tal vermelho. (risos)
Depois de ver um post seu, fiquei animada. Depois lhe envio uma foto do resultado.
Mizia (mizia33@hotmail.com)

Lucimara Scomparim disse...

Olá amigos,
Obrigada pela visita e comentários.
Abraços à todos.

Lucimara

Related Posts with Thumbnails