14/09/2009

MINHAS LAVANDAS

Lavanda é sinônimo de cheiro bom, de banho tomado, de frescor, ou de lençóis e gavetas perfumados: seu nome deriva do termo italiano lavare - lavar, limpar.



Ganhei várias mudas de lavanda e resolvi plantá-las em pedaços de bambú para dar um charme no meu jardim perto da porta da sala. Elas adoraram o local e estão todas floridas.



Dona de um dos perfumes mais nobres da natureza, a lavanda, além de comum na indústria cosmética, é também usada na culinária: o que poucos sabem é que seu perfume e sabor lembram os do alecrim. A lavanda vai bem em receitas salgadas, como as que levam cordeiro, aves e alguns peixes, em pratos doces, infusões e para aromatizar vinagres e óleos.



Dicas de como usar a lavanda na culinária:
- Seque as flores de lavanda em forno muito baixo (80ºC) ou ao sol por alguns dias.
- Faça uma infusão com água e flores de lavanda frescas ou secas e coloque em limonadas e chás gelados.
- Substitua o alecrim por lavanda seca em assados de cordeiro e aves.

Tem uma receita deliciosa de Frango com lavanda e tomilho aqui!



Atenção!
Sempre use lavanda fresca, nunca a que vem em sachês perfumados ou em óleos essenciais, que são destinados à perfumaria e não para uso culinário.
Fonte: Basilico

Podemos ainda utilizar as flores secas da lavanda para embelezar e perfumar arranjos florais e em misturas pot pourri de ervas perfumadas. A floração inicia na primavera e se extende pelo verão, atraindo abelhas e borboletas.

4 comentários:

Claudia disse...

Menina, não sabia que a tradução era esta, que é perfeita, eu tenho essa sensação de banho tomado, de limpeza, de suavidade, bom demais. Eu já tive lavanda, mas a minha depois de um tempo morreu, mas estou com vontade de comprar uma nova mudinha. Vc tem alguma dica?

beijos

Lilian Rose disse...

um aloja daqui de araçatuba plantou lavanda em toda volta.
o cheiro quando passo por ali é delicioso
estou reformando minah casa e fazendo meu jardim, e sem duvida, esta é um a planta que eu quero perto dos quartos
bjs

Anna disse...

Vou procurar e tentar plantar a Lavanda, pois amei.
Beijos

Anna disse...

Lucimara, adorei te conhecer, você é super simpatica.
Espero nos encontrar novamente em breve.
Sua tábua é maravilhosa, quando fizer meu mão a metro, espero que estejamos juntas para inaugurar.
Mande as fotos para meu e-mail, lá do encontro das blogueiras.
Recebeu as minhas?
beijos

Related Posts with Thumbnails