25/04/2011

O COTTAGE E O PROVENÇAL

Muitas vezes, o cottage e o provençal se confundem. No entanto, são dois estilos que empregam charme e aconchego na decoração. Encontrei no blog EMPÓRIO SILVANIA uma ótima materia sobre as diferenças entre esses dois estilos. Vale ler!


Imagine um chalé no campo, onde os móveis claros com estampas delicadas e objetos vintage fazem a diferença para deixar o ambiente aconchegante, com a graça típica do interior. Pois esse é o estilo cottage. Agora, que tal acrescentar uma pitada desse estilo em sua casa? Veja as dicas a seguir para uma decoração com charme campestre.

Detalhes que remetem ao conforto - Nada como a natureza para refletir o estilo cottage. Por isso, a sugestão é colocar pequenos vasos com flores singelas, como rosas, margaridas ou violetas, espalhadas pela casa e até no banheiro. Se não tiver nenhum vasinho disponível, improvise com frascos de perfume vazios.
O detalhe das flores também aparece em estampas de capas de almofadas ou travesseiros – que são fáceis de trocar e renovar o espaço.
Para acentuar a delicadeza do ambiente, use enfeites de porcelana, louças brancas e lustres de cristal.
Rústico e Natural - Abuse das cores suaves. Elas iluminam o ambiente. Os móveis de madeira clara, pintados de branco ou em tons pastel, com um toque rústico, trazem o ar campestre para dentro de casa. Se não tiver mesa de centro ou poltronas antigas que possam ser restauradas, a sugestão é garimpar em locais onde há móveis usados. Com uma pátina, os objetos ficam com uma cara retrô sem gastar muito.
Romantismo campestre - Para ajudar a compor o ambiente bucólico, outra dica é utilizar toalhas de mesa, sofás e colchas, tudo bem florido. O xadrez vichy, aquele visto em toalhas de mesa, também pode ser usado. Os artefatos feitos à mão como as almofadas em crochê e as toalhas bordadas trazem um clima homemade para a decoração. Fonte: Karsten


O branco não é a cor que predomina nas verdadeiras casas da Provence!
É um estilo mais rústico, comparado ao cottage, mas não menos charmoso! Mais sobre o estilo provençal, aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails